12/09/2010

Mistureba Pagã

   Hoje estive pensando sobre algumas misturas que alguns "pagãos" veêm fazendo. Nesse pensamento, passaram muitas coisas como sabás, panteões, ritos e sistemas mágicos. É muito comum ver as pessoas misturando isso tudo no caldeirão e fazendo uma "Salada Mística", o que não passa de uma "Salada Esquisotérica". Gente, algumas coisas não combinam com outras. É como fazer um bolo, se você coloca um ingrediente errado sua massa desanda e o que você tem é apenas uma sola.
   Uma coisa que me faz pensar muito é em relação aos sabás híbridos. Algumas pessoas celebram solstícios e equinócios pelo hemisfério sul e os sabás maiores pelo norte. Caraca! Como assim? Em um mês você está celebrando o inverno, dois meses depois está no verão, e ai já pula pro outono. Sinceramente uma roda é uma roda, independente de ser do Ano ou não. Os sabás são o ciclo de vida, morte e renascimento do Deus. Como uma pessoa nasce, morre, depois de morrer é coroado, está definhando e logo depois está no auge sexual?
   O mesmo vale para os ritos. Já vi pessoas traçando círculo mágico para invocar entidades da umbanda, recitando salmos em rituais, entre outras coisas. Gente! A bruxaria é uma religião livre, porém algumas coisas não fazem sentido nenhum. E mesmo tendo liberdade temos também que ter senso.
   Os sitemas mágicos são em média aceitáveis, desde que façam parte de uma mesma egrégora. Como assim? Não entendi! Simples. Estude o sistema mágico que vc quer usar e veja se ele se encaixa com algum outro que também lhe chame atenção. Por exemplo, eu uso como principais sistemas mágicos, a magia natural, o hoodoo e um pouco de magia do caos. Ué, mas vc não estava "criticando" que faz essas misturas? Não! Estou criticando a forma como são feitas. A magia natural é pagã, o hoodoo também, a magia do caos, pelo menos no meu ponto de vista é cerimonial. Agora se eu coloco magia natural, cabala e salmos (que também são uma forma de magia) para trabalharem juntos, a coisa fica feia. São três egregoras diferentes trabalhando pelo mesmo propósito, o que pode fazer com que seu feitiço não funcione, na melhor das hipóteses.
   A melhor coisa a fazer nesses casos é estudar. Procure sempre por algo que se encaixe com a segunda opção, para poder ter resultados satisfatórios. Paganismo com paganismo, cristianismo com cristianismo (se for o caso), e assim por diante. O estudo e a prática levam a perfeição.


   Bençãos Flamejantes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário